Visita Pastoral Dom Edmilson Amador Caetano

Do dia 20 a 25 de agosto, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Pq. Santos Dumont, teve a alegria de receber o bispo Diocesano de Guarulhos Dom Edmilson Amador Caetano.

Sua visita iniciou com a Celebração da Santa Missa, na Comunidade São Francisco de Assis – Vila Rica, concelebrada pelo Pároco Padre Luiz Carlos de Brito, onde em sua homilia exortou sobre o acumulo de riquezas, riquezas muitas vezes não em espécie, mas aquelas que enchemos nossos corações e esquecemos de viver a vida cristã de ajuda ao próximo.

O segundo dia da visita mais intenso, onde na parte da manhã Dom Edmilson visitou as UBS do bairro Parque Santos Dumont e Jardim Bananal e ainda a EE Parque Santos Dumont que atende alunos do fundamental II ao ensino médio recebido com grande carinho.

Na parte da tarde visitou doentes de três comunidades, Santa Paulina, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima, levando um pouco de esperança e conforto àqueles que passam por momento de dor e sofrimento em seu dia a dia. Em seguida, às 18h, Dom Edmilson reuniu-se com as Pastorais Sociais na Comunidade Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus onde ouviu os relatos dos agentes de pastorais contando suas experiências no atendimento das famílias que passam por dificuldades. Como orientação deixou a seguinte reflexão: “As comunidades precisam se comunicar para ajudar uma a outra a auxiliar as famílias que atendem”, finalizou o dia presidindo a Celebração Eucarística.

Na quinta-feira às 18h, reuniu-se com os coordenadores deGrupo de Base, Apostolado de Oração, Legião de Maria, Pastoral Familiar e Terço dos Homens, que relataram como ocorrem as visitas e o trabalho de evangelização através das campanhas propostas pela Igreja, como: novena de Natal, Campanha da Fraternidade, Lectio Divina, Ofício De Nossa Senhora, Hora da Família, entre outros. Este dia finalizou com a Santa Missa, organizada pela Pastoral Familiar onde celebrou-se o Encerramento dos Encontros do Livro Hora da Família.

Na sexta-feira a visita iniciou às 10h na EPG Gilmar Lopes, escola que atende crianças do fundamental I. Dom Edmilson ficou impressionado com a quantidade mínima de crianças católicas que encontrou nas salas de aula da escola e mais surpreso ainda com a quantidade que frequenta a Catequese.

No período da tarde visitou os doentes das Comunidades São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Esperança.

Às 20h reuniu-se com os membros do CPP, que expuseram suas aflições na difícil caminhada Rumo ao Reino Definitivo. Diante do que foi exposto, Dom Edmilson passou então algumas orientações: as Comunidades precisam deixar de viver (“minha”) Capela e começar a viver realmente Comunidade Cristã, deixar o proselitismo e evangelizar onde forem chamadas.

O sábado, penúltimo dia de visita também foi bastante intenso. Iniciou às 9h visitando as turmas de Catequese desde o Momento da Criança até a Catequese com Adultos da Comunidade Santa Paulina que lhe prepararam um delicioso café da manhã. Seguiu para Comunidade Nossa Senhora de Fátima e depois Sagrado Coração de Jesus em ambas também se encontrou com as turmas de Catequese. Passou pela Comunidade Nossa Senhora da Esperança que reuniu alguns agentes de Pastorais, finalizando na Comunidade São Francisco de Assis onde lhe apresentaram a obra que está sendo realizada.

Os membros da Pastoral de Eventos, pastoral recém-formada, organizou um delicioso almoço de confraternização com os integrantes do CPP.

No período da tarde, o Bispo se reuniu com a equipe financeira da Paróquia e finalizou o dia com um Encontro com os Catequistas que lhe apresentaram uma breve visão do trabalho pastoral.

Último dia de Visita Pastoral. Neste dia, dom Edmilson encontrou –se com a Juventude da Paróquia, ouviu deles o que anseiam da Igreja, bem como sobre o porquê da falta da presença de um grupo articulado e engajado na Paróquia.

Após ouvi-los o Bispo concluiu dizendo: “não importa qual carisma, como irão se organizar. Se irão optar por MJ ou PJ ou outra forma de estruturação, o que importa é, somos todos cristãos católicos e fazemos parte da mesma Igreja, precisamos somar forças e não dividir, muitos menos disputar espaço. ‘há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo’.” (1 Coríntios 12, 4-5).

Às 19h30 celebrou a Missa de Encerramento, que ocorreu no quarto domingo do mês de agosto, dia dedicado à Vocação para os Ministérios e Serviços Na Comunidade, Dia nacional do catequista.

Com a Paróquia lotada Dom Edmilson Amador Caetano finalizou sua Visita Pastoral com a seguinte mensagem: “O Senhor tem uma grande obra para realizar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Parque Santos Dumont e aqueles que crerem verão”.

Nesta noite também tivemos a grande alegria de ver instituídos os novos Coroinhas e Cerimoniários que após um período de preparação irão agora servir ao altar do Senhor e presenciamos também a renovação do Ministério daqueles que já o fazem, seguindo o lema “Servir sem ser visto”

Ao final o Pároco Padre Luiz Carlos de Brito, que acompanhou todos os momentos da Visita Pastoral agradeceu imensamente a todos os agentes de Pastoral que se fizeram presentes de forma física e/ou em oração para que essa semana fosse para a Paróquia um momento de unidade e comunhão ainda mais fortes.

Deus nos abençoe e seja sempre bem-vindo aquele que vem em nome do Senhor!

Confiram as fotos:

%d blogueiros gostam disto: