Santa Paulina

História da Capela Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

 

A Comunidade começou a se organizar a partir de um grupo de catequese de crianças no ano de 1999, onde se encontravam nas casas em conjunto com a Paróquia Santa Cruz do Taboão localizada à Praça 8 de Dezembro com o Pároco Pe. Giovani, tendo como auxiliares Pe. Frizzo e Pe. Toninho.

Junto ao grupo de catequese formou-se o grupo de pais que apareceram com outras pessoas moradoras do bairro, surgindo assim uma pequena comunidade. Começaram a se reunir na residência do casal Paula e Edilson, onde eram realizados encontros na qual reuniam-se muitas pessoas que aos poucos contavam suas histórias. Ainda no mesmo ano foi celebrada a primeira Missa presidida pelo Pe. Giovani que veio celebrar junto com o povo do local e conhecer realidade e também percebeu o interesse das pessoas e a necessidade de se ter uma comunidade, pois era na época um lugar de difícil acesso com pouco transporte público e de difícil locomoção de pessoas a procura de recursos humanos, sociais e religiosos.

A partir daí a comunidade começou a se encontrar a cada duas semanas, com ajuda do Senhor José Aparecido que vinha costumeiramente se encontrar com a comunidade, depois passamos para casa de outra família, Ruthe e Jaison, onde ficamos mais ou menos por dois anos.

No ano 2002 foi formada a paroquia Santa Luzia localizada no Parque Mikail, passando assim a comunidade para nova Paróquia e tendo como Pároco Pe.Toninho.

Em 2003 deu-se outra mudança de local, a comunidade passou a se encontrar na casa de Luciene e Fernando, o desejo das pessoas era ter um local próprio fixo para o ponto de encontro, começando a procura de um terreno para que pudesse se ter um local próprio.

No Jardim das Oliveiras II havia uma associação de moradores tendo como líder do bairro o Senhor Amarildo que com sua família também participava da comunidade. Em certa ocasião o Senhor Amarildo leva a notícia de um terreno que avia sido determinado para Associação de moradores e que podia ser cedido uma parte para comunidade.

Por volta de 2005 inicia-se a construção da Capela Santa Paulina na Rua Gonzaguinha, 02B, na época construiu-se dois cômodos (atualmente utilizada como cozinha e Sacristia), onde eram realizadas festas, bingos e outras atividades como doações e mutirões para arrecadar recursos e mão de obra para ampliação e manutenção da Capela Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

 Em meados de 2007 a comunidade passa a se reunir neste local onde ao poucos se foi ampliando a capela que hoje existe. Em maio de 2009 ocorreu a troca do Pároco vindo a ser o Pe. Marcos Vinicius que ao conhecer a comunidade e suas condições viu que era necessário um investimento maior, e decidiu colaborar pois até então tudo se fazia com os próprios esforços locais sendo possível amplia-la ainda mais.

Em maio de 2011 com a formação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus a comunidade passa a pertencer a nova Paróquia tendo como Pároco o Pe. Jaime Gonçalves que recebeu a paroquia assim como a comunidade Santa Paulina que continuou crescendo e tornando-se o que é hoje.

Durante toda esta caminhada a capela recebeu ajuda de muitas pessoas que foram bem feitoras da comunidade e assim com a ajuda Paroquial desde a formação da comunidade com a Paroquia Santa Cruz, em seguida por Santa Luzia e hoje conta com ajuda valiosa da paroquia Sagrado Coração de Jesus.

Coordenação:

Guaraciaba

José Evangelista (Caju)

 Curtam Nosso Facebook.